Estratégia Para Atrair Seguidores E Clientes No Instagram

Atualizado: Mar 6

Crescendo em ritmo acelerado, o Instagram deixou de ser apenas um aplicativo para com- partilhar fotos e vídeos e se tornou uma ferramenta de negócios para muitas marcas em busca de audiência engajada.

Segundo dados da plataforma divulgados em junho de 2018, o Instagram já possui 1 bilhão de usuários. Diariamente, jovens e adultos se conectam ao Instagram para descobrir as novidades que estão acontecendo no mundo, compartilhando suas histórias e promovendo conexões entre as pessoas.


Crescendo em ritmo acelerado, o Instagram deixou de ser apenas um aplicativo para com- partilhar fotos e vídeos e se tornou uma ferramenta de negócios para muitas marcas em busca de audiência engajada.

Segundo dados da plataforma divulgados em junho de 2018, o Instagram já possui 1 bilhão de usuários. Diariamente, jovens e adultos se conectam ao Instagram para descobrir as novidades que estão acontecendo no mundo, compartilhando suas histórias e promovendo conexões entre as pessoas.

Muitas empresas que aderiram a comunicação por meio do lnstagram tem dificuldade para conseguir seguidores, impactar os usuários ou ainda não sabem como utilizar a rede social para gerar negócios.

E você, está tendo esses problemas?

Você também sente que está produzindo conteúdo e não está impactando ninguém?

E as suas publicações, não estão conseguindo curtidas e nem comentários? Aumentar o número de seguidores não está muito fácil, não é?

Sofrer porque o engajamento está baixo, porque o número de seguidores não cresce e as vendas não estão aumentando são problemas que a maioria dos negócios enfrentam quando entram em uma nova rede social.


POR QUE INVESTIR NO INSTAGRAM?

Com um apelo muito mais visual, o Instagram é um aplicativo de fotos e vídeos com uma interface simples.

O Brasil é o segundo país com maior número de usuários no Instagram, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. São cerca de 50 milhões de brasileiros conectados mensalmente.

Com esses números, já é de se esperar que as empresas já estejam de olho nele como um canal para promover seus produtos e serviços.

Segundo dados do Omnicore e do Instagram:

– 32% os usuários da Internet estão no Instagram;

– Existem mais de 25 milhões de perfis comerciais no Instagram;

– 75% dos Instagrammers realizam uma ação depois de ser inspirado por uma publicação;

– 60% das pessoas já compraram um produto ou descobriram uma marca na plataforma;

– Existem mais de 2 milhões de anunciantes usando o Instagram para divulgar suas histórias;

– 1/3 das histórias mais visualizadas são de empresas.

O Instagram possui diversos recursos interessantes para empresas. Por isso, investir em marketing nessa rede social é uma importante estratégia para fazer negócios online.

Agora que você já tem motivos suficientes para ter uma conta no Instagram, vamos conhecer 14 estratégias para atrair seguidores no Instagram e gerar cada vez mais engajamento.

14 ESTRATÉGIAS PARA ATRAIR SEGUIDORES NO INSTAGRAM (SEM PRECISAR PAGAR POR ISSO)

Antes de aplicar qualquer estratégia de marketing digital, é muito importante ter conheci- mento de quem é o seu público-alvo. Só assim, você vai se comunicar com a pessoa certa do jeito certo, de acordo com o perfil do seu cliente.

Para provar que a presença nas redes sociais é fundamental para a decisão de compra dos usuários, a SPROUT SOCIAL divulgou uma pesquisa mostrando que: mais da metade dos compradores de todas as idades, tendem a seguir uma marca nas mídias sociais antes de comprar um produto.

De acordo com o Facebook, cerca de 68% dos usuários de 13 a 24 anos afirmam que interagem com as marcas regularmente no Instagram, seja olhando fotos, lendo algum conteúdo, seguindo o perfil, visitando o site, entre outros.

De fato, essas informações provam que o Instagram tem potencial para te ajudar a vender mais! Mas, conquistar seguidores de acordo com o perfil do seu negócio não é tão fácil quanto parece.

Vamos lá?


1. PERFIL BEM ESTRUTURADO

A primeira coisa que você precisa se preocupar é com o seu perfil, se quiser atrair mais seguidores e transformá-los em clientes no Instagram. Essa é a hora de fornecer o máximo de informações relevantes sobre a sua empresa. Assim, a imagem da sua marca será reconhecida e fortalecida por quem te segue.

Ao criar sua conta no Instagram, a primeira coisa que você deve pensar é no seu nome de usuário. Coloque o nome da sua empresa e não use caracteres especiais ou números, pois isso vai dificultar a pesquisa dos seus clientes.

Para otimizar ainda mais o processo de busca do seu usuário, eu recomendo que você utilize uma palavra-chave no nome do perfil, como: Marketing Digital, Loja de Roupas, Doces Arte- sanais entre outros. Assim, ficará mais fácil entender do que se trata o seu negócio.

Outro campo que você deve dar atenção é sua biografia (BIO). Aqui, você tem 150 caracteres para expressar com poucas palavras quem você é, qual é o seu negócio e qual é o propósito da sua marca dentro da rede social.

No meu perfil, por exemplo, eu deixo claro qual é a minha missão. Além disso, reforço por meio de hashtags quais são os assuntos que abordo em meu perfil. Assim, fica muito mais fácil para os usuários identificarem qual é o tipo de conteúdo que ele vai encontrar na minha rede social.

Lembre-se de colocar um link no seu

perfil que direcione o seu seguidor para alguma página do seu site ou blog. Eu uso o Linktree para centralizar diversos links em um único lugar.

Mas, você também pode direcionar o usuário direto para o seu site ou para o seu último vídeo postado no YouTube, por exemplo. O campo de link do seu perfil pode ser sempre editado.


2. FEED ORGANIZADO

Como falamos no início desse artigo, o Instagram é uma rede social totalmente visual. Por isso, ter critério ao selecionar e postar fotos e vídeos no seu feed é essencial.

Lembre-se que: quantidade não é qualidade. Postar qualquer imagem só para ter o perfil atualizado não garante que o seu seguidor irá interagir com a sua marca.

Manter um padrão no seu feed vai fazer com que sua audiência facilmente reconheça seus posts.

Ninguém gosta de entrar em uma casa mal arrumada, concorda? No Instagram funciona assim também: o feed precisa ser pensado para combinar as cores, filtros, ângulos, iluminação, entre outros fatores.

Crie uma edição de fotos-padrão para o seu perfil. Assim, você cria uma marca com um apelo visual forte e seus clientes facilmente identificam suas imagens.

O Instagram @fashioncoolture é um ótimo exemplo de como manter uma identidade única para o seu perfil. As fotos do feed utilizam o mesmo filtro e possuem elementos com cores que conversam entre si.

Para criar essa identidade única para seu Instagram, pense no estilo da sua marca. Analise se ela combina mais com cores quentes ou frias, alto ou baixo contraste de cores. Depois, é só replicar o mesmo padrão em todas as fotos que você vai postar.

Outra dica interessante é balancear os tipos de postagens no seu feed, como por exemplo, não postar muitas fotos de produtos seguidas. O ideal é alternar com fotos mais simples, sem muita informação, para que o feed tenha pontos de “respiro” entre as fotos.

No Instagram da @adorofarm, a marca alterna as postagens de produtos, estampas, modelos, fotos mais vibrantes e depois fotos mais claras.

Claro que isso não é uma regra, mas é um conselho para você deixar seu feed limpo, bonito e organizado.

Outra dica valiosa para planejar quais fotos vão para o seu perfil é utilizar o aplicativo UNUM. Nele, você simula o seu feed do Instagram, podendo colocar várias fotos para ver se elas combinam entre si. O app é gratuito e está disponível para iOS e Android.

Por último, pesquise muitas referências! O Pinterest possui uma curadoria incrível de imagens para você se inspirar e começar a editar as suas fotos.

Agora, é só usar a sua criatividade!


3. CONTEÚDO RELEVANTE

Pensar em um conteúdo relevante é a chave do sucesso.

Publicações bem pensadas e bem realizadas deixam a sua audiência mais conectada com você e com a sua marca, além de ajudar o Instagram a ranquear os seus posts para mostrá-los a mais usuários.

Você sabia que as pessoas recebem, em média, 20% das postagens feitas em seus feeds? Isso acontece porque, com o crescimento do Instagram, ficou ainda mais difícil acompanhar todos os posts feitos pelos usuários diariamente.

Por isso, a rede social já desenvolveu uma forma de organizar o feed baseado na probabilidade de você estar interessado no conteúdo; seu relacionamento com as demais postagens daquela pessoa e a pontualidade da postagem.

Este é o motivo de criar um conteúdo relevante que desperte o interesse do usuário. Quanto mais conteúdo interessante você criar, mais chances você tem da sua publicação aparecer para sua audiência.

Para te auxiliar a criar um conteúdo de qualidade, aumentando a quantidade de seguidores e consequentemente a taxa de engajamento, separei algumas dicas:

– Ninguém entra no Instagram para ver propaganda. Por isso, é importante considerar no seu planejamento que 80% das mensagens precisam gerar valor para o usuário e só 20% das atualizações podem ser promocionais;

– Produza um conteúdo exclusivo para o Instagram. Apenas replicar postagens de outras redes sociais não irá chamar a atenção da sua audiência;

– Lembre-se que a rede social é totalmente visual. Foque em imagens e vídeos com pouco texto, mas com um conteúdo que gere interesse;

– Incorporar vídeos nas suas publicações pode melhorar muito a interação da sua marca com seus usuários. Isso porque, esse tipo de conteúdo recebe até 3x mais engajamento do que fotos;

– Crie um padrão nas montagens de fotos com frases. Assim, o seu seguidor vai identificar sua postagem imediatamente;

– Faça perguntas nas legendas das suas publicações. Com isso, você garante mais envolvi- mento com as pessoas e cria uma conversa com seus seguidores;

– Nem todas as suas fotos devem conter apenas imagens dos seus produtos. Segundo dados da SPROUT SOCIAL, imagens que apresentam rostos recebem 38% mais curtidas do que as sem. Sem falar que esse tipo de postagem “humaniza” a sua marca;

Para postar as imagens no seu feed, você pode utilizar o aplicativo REPOST, que fornece cor- retamente os créditos da imagem para quem fez o click original.

No seu feed, essas publicações funcionam como uma “prova social” e incentivam seu consumidor a postar fotos mostrando a experiência dele com a sua marca;

– Use Calls-to-action (chamadas para ação) em suas postagens. Você deve usar verbos no imperativo, incentivando a pessoa a realizar alguma tarefa.

Exemplos: Marque o seu amigo nos comentários; Escreva nos comentários alguma frase inspiradora; Clique no link da bio para conferir o conteúdo;

– Usar emojis em suas publicações pode aumentar o engajamento dos seus seguidores, além de deixá-las mais divertidas. Isso porque aproximadamente 50% de todos os posts feitos no Instagram possuem pelo menos 1 emoji.

A SIMPLY MEASURED analisou mais de 2 mil posts do Instagram e concluiu que o emoticon “coração de amor” recebe o maior engajamento por post.


4. PLANEJAMENTO NAS POSTAGENS

Crie um cronograma de postagens para o seu Instagram. Assim, fica mais fácil mapear as ações da semana e colocá-las em prática.

Deixa planejado e agendado, faz com que você ganhe agilidade nas suas ações e tenha mais tempo para se envolver com os seguidores nas postagens.

Leve em consideração os horários e dias de maior acesso dos seus usuários. Esses dados ficam disponíveis no Instagram Insights.

A frequência de postagem vai depender dos testes que você vai fazer no dia a dia. Eu aconselho pelo menos 1 post por dia para nutrir sua audiência com conteúdo atualizado.


5. USO DE HASHTAGS

Você já imaginou as redes sociais sem as HASHTAGS? #nunca #never #nemfaleisso

As hashtags auxiliam o Instagram na descoberta e na otimização de conteúdo. São essenciais para organizar e classificar as suas publicações na rede social. Por isso que, ao pesquisar por uma hashtag, você será direcionado para todas as fotos (não privadas) que as possuem.

De acordo com o SPROUT SOCIAL, as postagens do Instagram com, pelo menos, uma hashtag têm 12,6% mais engajamento do que as que não possuem.

A rede social permite até 30 hashtags no post. Mas, pesquisas sobre o tópico sugerem que o número ideal para trazer retorno são 11 hashtags.

Em seus posts, coloque hashtags que combinem com o seu negócio ou com a imagem que está sendo postada. Além disso, é muito importante você pesquisar hashtags sobre o estilo de vida do seu cliente. Assim, você pode curtir as fotos desses usuários e gerar interesse das pessoas pelo seu feed.

Sugiro que você também crie a sua própria hashtag. Assim, você poderá gerar mais engajamento e visibilidade para a sua marca. Pense em formas de incentivar o seu seguidor a utilizar a sua hashtag nas publicações.


6. USO DA GEOTAG

O Instagram abre a possibilidade de se envolver com pessoas de todo mundo e, assim, descobrir novos conteúdos de uma forma muito simples.

Se você possui um negócio local ou está tentando alcançar clientes na sua proximidade, a função de geolocalização do Instagram pode ser muito útil.

A função de geotag coleta os dados da sua localização através do GPS do seu dispositivo móvel, permitindo que você possa atribuir uma localização à sua postagem ou criar a localização do seu negócio.

Mas Camila, como que eu crio a localização da minha empresa para que as pessoas possam fazer check-in lá?

Calma! É mais fácil do que você imagina. Expliquei o passo a passo de como criar a geotag e como usá-la em suas publicações nesse post.

Depois de criar a sua geolocalização, você pode desenvolver ações para que os seus segui- dores marquem seu negócio em suas postagens ou no Instagram Stories.

De acordo com a SPROUT SOCIAL, usar essa técnica pode facilitar o seu envolvimento com os seguidores e aumentar o seu engajamento em até 79%.

Veja algumas dicas de como utilizar essa função a favor da sua marca:

Localize quem está utilizando a GEOTAG da sua marca

No campo de pesquisa, você pode filtrar sua busca por “locais”. Desta forma, você pode procurar quem são os usuários que estão utilizando a sua geolocalização e começar a interagir com essas pessoas.

Isso faz com que os seguidores se sintam mais próximos da sua marca e comecem a interagir mais com seu perfil.

Procure influenciadores locais

Uma ótima forma de divulgar sua empresa é utilizar micro influenciadores (vamos falar desse tópico a seguir). Mas, já adianto que você pode procurar por esses usuários influentes através da geolocalização.

Se você tem uma loja de roupas em Curitiba, por exemplo, você pode entrar na função de localização e digitar o nome da cidade para ver quem são os principais usuários dessa região.

As “principais publicações” são as que tiverem o maior número de envolvimento. Então, fica mais fácil você localizar pessoas que possam divulgar a sua marca.


7. PARCERIAS COM MICROINFLUENCIADORES

Aposto que você já ouviu falar dos Influenciadores Digitais e como eles vêm fazendo sucesso na internet. Para algumas empresas, o envolvimento em posts pagos para influenciadores aumenta em 100 vezes o engajamento da postagem.

Mas, não é todo mundo que tem 50, 70, 100 mil reais para investir nesse tipo de post patrocinado, não é? E é aqui que entram os microinfluenciadores.

Os microinfluencers são pessoas que possuem um bom número de seguidores e conseguem engajar essas pessoas. Basicamente, não são pessoas super conhecidas, mas possuem um nível de influência significativo dentro do seu nicho.

Geralmente, eles possuem um número menor de seguidores, quando comparados aos influenciadores e celebridades. Na maioria dos casos, essas pessoas abordam assuntos de nicho, criando conteúdo personalizado para as marcas.

Utilizando esse tipo de divulgação, você consegue atingir uma audiência mais direcionada e gerar mais visibilidade para a sua marca. Sem gastar muito, é claro!

Como comentei no tópico da “geotag”, você pode procurar microinfluenciadores locais que tiveram mais engajamento nas últimas fotos, no campo das “principais publicações”.

Outra forma de encontrá-los é buscar por perfis que utilizam as hashtags que possuem relação com a sua empresa.

Você pode entrar em contato com esses usuários através do direct do Instagram e propor uma troca de serviços. Pode ser através de permuta ou indicações, por exemplo. Além disso, você pode enviar seus produtos para o endereço de correspondência desse usuário, para que ele possa fazer um review e postar nas redes sociais.


8. SER ENGAJADO

É importante saber que não aplicar todas as estratégias que citei acima, sentar e esperar as coisas acontecerem, não é a melhor opção.

Se você busca novos comentários e curtidas nas suas fotos, você também precisa ser engajado com os outros usuários. Logo, reserve alguns minutos do seu dia para responder aos comentários que receber em suas postagens e também interagir com outros perfis de possíveis clientes.

A melhor forma de relacionar-se com outros usuários e aumentar seus seguidores, é buscar por perfis que utilizam as mesmas hashtags que você. Assim, você também estará atraindo uma audiência segmentada para o seu perfil.

Mais do que ter engajamento com perfis, também é importante manter uma relação com os seus próprios clientes. Por isso, pesquise a hashtag da sua marca, busque através da tag de geolocalização as pessoas que estiveram na sua loja, curta e comente nas fotos desses usuários.

Essa é uma ótima forma de mostrar para os seus consumidores que eles estão sendo “vistos”.


9. USAR O INSTAGRAM STORIES

Se você ainda não investe na produção de conteúdos para o Instagram Stories, você está deixando de atrair a atenção da sua audiência. Você está perdendo a oportunidade de criar relacionamento com seus fãs e consequentemente deixando de vender!

Você já notou que muita gente passou a acompanhar de forma fiel as histórias de outros usuários no Instagram em vez de seguir o perfil propriamente dito?

O Instagram Stories possui diariamente 250 milhões de usuários ativos, número esse que já ultrapassa os acessos do Snapchat.

Você pode aproveitar o Instagram Stories de diversas maneiras em seu negócio, como:

– Mostrar os bastidores da sua empresa. Os clientes sempre têm curiosidade em saber o que acontece nos bastidores;

– Se você tem um perfil verificado ou possui mais de 10 mil seguidores, pode criar conteúdos com links externos fazendo com que seus fãs abram um site diretamente pelo Instagram Stories;

– Publicar dados e estatísticas sobre seu negócio; – Postar promoções e novidades exclusivas;

– Incentivar que seus seguidores deixem perguntas e comentários na última postagem feita no Instagram. Isso gera engajamento nas fotos publicadas no perfil;

– Criar enquetes para interagir com seus seguidores. Além de coletar informações sobre a sua audiência;

– Fazer perguntas para conhecer melhor o seu público.

Outro recurso são as transmissões ao vivo. Essa é uma ótima forma de aumentar a taxa de engajamento do seu perfil, além de fazer conteúdo em tempo real para sua audiência.

Se você ainda não sabe, o tamanho oficial para postar uma foto ou um vídeo no Instagram Stories é de 1080 x 1920 pixels, ok? Os vídeos devem ter, no máximo, 15 segundos (sempre salve com 14 segundos, para garantir).


10. REALIZE CONCURSOS E PROMOÇÕES

Os concursos e promoções realizados dentro do Instagram são ótimas formas de ganhar seguidores gratuitamente e aumentar o engajamento com sua audiência.

Quando realizado corretamente, ele pode ser muito eficaz para fazer sua marca crescer, gerando maior visibilidade para o seu negócio.

Além disso, as pessoas que já te seguem, provavelmente já tiveram uma boa experiência com a sua marca ou gostariam de comprar algum produto que você oferece. Por isso, essa é uma oportunidade de você presentear seus seguidores com seu produto ou serviço.

Temos aqui 2 tipos de concurso/promoção que você pode realizar através do seu Instagram:

O famoso “CURTA, SIGA E COMENTE”.

Provavelmente um dos tipos de concurso mais utilizados na rede social.

Geralmente, os requisitos para participar desse tipo de concurso são:

– Curtir a foto e marcar um amigo nos comentários da publicação. É dessa forma que você vai levar muitas pessoas para a sua página. Provavelmente, essas pessoas vão ter um perfil parecido com os seus atuais seguidores e podem virar fãs da sua empresa também;

– Seguir os perfis dos organizadores. Na maioria das vezes, os concursos são feitos com parcerias de outras marcas. Por isso, um dos pré-requisitos para participar é ser seguidor dos perfis mencionados na publicação. Essa é outra forma de conseguir seguidores, sem que eles apenas “curtam” o seu post e não interajam mais com a sua marca.

Para ajudar na gestão do concurso ou promoção, os sites SorteioGram e Sorteou te auxiliam na realização do sorteio.

HASHTAG UGC (Usuário Gerador de Conteúdo)

Esse formato funciona como um concurso cultural. A intenção é que os usuários postem fotos ou vídeos com uma hashtag criada pela sua marca.

Os critérios a serem seguidos por esse tipo de concurso, são:

– Postar fotos com o produto ou com a logo da marca. Assim, você faz o seu seguidor gerar mídia espontânea para a sua marca, sem nenhum custo;

– Postar fotos ou vídeos contextualizando a marca em alguma ação do cotidiano;

– E claro, utilizar a hashtag criada para a ação, para que você possa fazer a curadoria dos posts que foram feitos.

Encorajar os seus seguidores a compartilhar fotos com a sua hashtag aumenta o conteúdo gerado pelos usuários sobre a sua marca.

Você pode procurar por referências de concursos para se inspirar no próprio Instagram. Basta procurar hashtags como: #concurso, #sorteio, #sorteioinstagram, #promocao.

Lembre-se de promover com frequência o concurso que está acontecendo. Até porque, não são todos os usuários que vão voltar aos posts antigos para encontrar o último sorteio.

Poste várias fotos comunicando sobre o concurso. Porém, sinalize qual é a foto OFICIAL do concurso para os seus seguidores não se confundirem.

As recompensas podem variar, mas a ideia de realizar uma promoção é aumentar o engaja- mento e a consciência da marca.


11. PROMOVA SUA REDE SOCIAL

Você tem muitos seguidores no Facebook, mas o seu perfil do Instagram não chega nem aos pés desses números?

Talvez as pessoas ainda não tenham conhecimento do seu perfil. O fato é que elas só vão ficar sabendo se você divulgar.

Então, a melhor forma de ganhar seguidores também é compartilhar o seu perfil através de outras mídias, como: Facebook, Twitter, YouTube e até mesmo o seu próprio site.

Promova conteúdos diferentes e peça para as pessoas entrarem no seu perfil para acompanhar as novidades exclusivas.

Isso não se aplica só ao Instagram. É muito importante você promover todas as suas páginas para que a sua audiência seja impactada de todas as formas possíveis.


12. BUSQUE REFERÊNCIAS

Você sabia que o Instagram possui mais de 25 milhões de perfis empresariais?

Com o crescimento surpreendente de empresas aderindo a essa rede social, cada vez mais marcas estão inovando e inspirando com muita criatividade os usuários através dos seus conteúdos.

Uma das estratégias que eu sugiro que você faça a partir de hoje é seguir perfis influentes no Instagram e se inspirar nos conteúdos que essas marcas divulgam.

Criando essas referências, você tira muitos insights criativos de como chegar até o seu público e como oferecer um conteúdo diferenciado para ele.

Separei aqui nesse artigo, alguns perfis de marcas que já fazem um conteúdo diferenciado e são reconhecidos por isso.

– @starbucks

A maior rede de café do mundo, constantemente promove conteúdo de qualidade nas redes sociais e conquista cada vez mais fãs.

O conteúdo da rede gira em torno das variadas versões do seu icônico copo de café, reposts das experiências dos seus consumidores e as fotos dos seus produtos.

O legal do Instagram da Starbucks é conferir como as ideias das publicações são bem criativas. As composições das fotos obedecem um padrão, tornando a marca altamente memorável.

– @redbull

A marca Red Bull é a prova viva de que não é necessário apenas falar do seu produto para promover um conteúdo que gere vendas.

A marca de bebidas energéticas identificou o estilo de vida do seu público-alvo e apostou em conteúdos que envolvam esportes radicais, natureza e cultura.

O Instagram da marca possui, em sua maioria, videos bem editados, com temas que envolvem aventura, esportes e diversão.

– @buzzfeedtasty

O Instagram da Tasty, criado pelo site de entretenimento BuzzFeed, consiste na criação e compartilhamento de vídeos sobre receitas saborosas.

O sucesso do perfil veio da ideia de criar um conteúdo adaptado para as redes sociais, de uma forma que o usuário possa assistir rapidamente o vídeo e mesmo assim aprender como criar as receitas.

O Tasty publica vídeos sobre receitas rápidas e fáceis de serem recriadas. Além disso, são produções que, com certeza, te deixarão com “água da boca”.

– @netflixbrasil

A Netflix Brasil se destaca na originalidade e criatividade das suas publicações.

A grande sacada da marca é utilizar os temas de suas séries e filmes para fazer seus posts. Além disso, a empresa está sempre de olho nas novidades das redes sociais, como memes e notícias para aproveitar os assuntos do momento em seu perfil.

– @forever21

E para você que busca inspiração no segmento da moda, indico o perfil d loja de roupas Forever 21.

Promovendo conteúdo que atenda a diversos estilos, a marca aposta em postagens que mostram os detalhes dos produtos e publicações sobre o dia a dia dos usuários.

Vale a pena conferir como a marca divulga seus produtos. Isso te dá várias ideias de como produzir fotos para postar nas redes sociais.

Agora que você já conhece algumas marcas que inspiram pessoas ao redor do mundo, chegou a sua hora de criar um conteúdo relevante, que gere conexões diretas com novos clientes.


13. INSTAGRAM IGTV

O IGTV é mais um canal de conteúdo dentro do Instagram. Com ele, você pode publicar vídeos de até 60 minutos, porém, na posição vertical.

Na parte superior do app do Instagram, você verá o símbolo do IGTV (ícone igual a uma televisão), onde entrará no feed de vídeos verticais e mais longos. Então, quando nos referimos ao Instagram, agora temos 3 possibilidades: feed, stories e IGTV. Cada um com suas particularidades.

O Instagram também disponibilizou um app próprio para o IGTV e você já pode baixá-lo na Apple Store ou no Google Play.

A ideia do lançamento desse recurso é transformar o IGTV em uma forma disruptiva de consumo de conteúdo, adaptada ao mobile. Já temos o YouTube que é líder desse segmento, também no mobile.

Mas, um dado interessante é que até 2021, o percentual de 78% de todo o tráfego mobile na internet será com vídeos. Logo, abrir mais um canal de consumo desse formato, com vídeos mais longos do que os tradicionais 60 segundos, é um grande passo do Instagram para ter mais audiência, mais produtores de conteúdo e, para nós o principal: mais um canal para exibir publicidade.

Se você quiser ter um canal no IGTV e se aprofundar mais nas funcionalidades, você pode usar o app disponível para iOS e Android.

A ideia do canal é a mesma do YouTube: criar quadros, divulgar conteúdos e videoclipes. Porém, o que muda é o formato. No IGTV, você pode subir vídeos verticais com duração mínima de 15 segundos e máxima de 60 minutos.

Qualquer pessoa cadastrada no Instagram pode ter um canal do IGTV. E, assim que alguém que você segue postar um vídeo no Instagram, você vai receber a notificação no próprio aplicativo.

No IGTV, você também receberá recomendações de vídeos, baseados em seus interesses. E claro, compartilhar os vídeos por meio de directs com seus seguidores.

Se seu intuito é ser um criador de conteúdo e viver disso, quanto antes você entender o jogo do IGTV, mais chances você terá de se destacar. Agora, se você quer entender como o IGTV pode ajudar seu negócio, aí é importante respirar fundo.

Acreditamos que a primeira coisa a fazer é entrar no IGTV e estudar. Ver o que os primeiros canais estão fazendo, artistas, grandes empresas. Depois, pensar como você pode explorar os recursos do IGTV para o seu negócio.

Se você já usa o YouTube, a lógica é muito parecida: procurar ter retenção dos seus vídeos para ser sugerido quando os usuários entrarem no IGTV.

Mas, o mais importante é ter uma estratégia e ir entendendo o canal. Mesmo que você ainda não esteja pronto para postar, crie seu canal. Assim, você reserva seu espaço e pode ir trabalhando no planejamento.


14. NÃO COMPRE SEGUIDORES

Comprar seguidores, infelizmente, é uma prática muito comum no mercado. Em minha opinião, fazer isso é uma FURADA!

Pense comigo: do que adianta a sua empresa ter milhões e milhões de seguidores no Instagram, sendo que praticamente nenhum deles é um possível comprador de seus produtos?

Vale mais você ter poucos seguidores de qualidade, do que muitos seguidores e não conseguir vender os seus produtos.

DICA EXTRA: INSTAGRAM ADS

Atualmente, existem mais de 2 milhões de anunciantes no mundo inteiro usando o Instagram para compartilhar suas histórias e gerar resultados comerciais.

Percebe-se que as marcas estão começando a perceber que as campanhas de publicidade feitas através do Instagram trazem resultados.

Além disso, com cada vez mais publicações sendo patrocinadas, o alcance orgânico também vem sendo prejudicado. É o que já ocorre com o Facebook.

Os anúncios do Instagram têm o potencial de aumentar a visibilidade e reconhecimento da sua marca. Por isso, escolher o formato de anúncio correto está intimamente ligado ao sucesso da sua campanha.

Tenho algumas dicas sobre os formatos:

– Imagem única: conte sua história de uma forma criativa, bonita e simples. Perfeito para anúncios sobre um produto específico;

– Vídeo: dê vida ao seu anúncio. Conte a sua história em até 60 segundos com apelo visual e sonoro;

– Carrossel: ideal para promover um portfólio extenso de produtos ou contar uma história através de imagens;

– Instagram Stories: complemente o conteúdo do seu feed com anúncios no Stories. Insira a sua marca no dia a dia dos usuários através de fotos ou vídeos de até 15 segundos.


Conclusão

O Instagram é uma rede social que vem crescendo anualmente e conquistando uma legião de usuários no mundo inteiro.

Certamente, usar o Instagram como uma estratégia de marketing digital traz resultados para seu negócio. Porém, não esqueça de traçar seus objetivos e adaptar a sua linguagem para a rede social.

Espero que tenha gostado dessas dicas e estarei torcendo para que sua empresa alcance ótimos resultados nessa rede social.



Sobre o autor:

Artigo produzido em parceria com a E-commerce Rocket