Como sei que estou pronto para vender na internet?

Pode parecer um ramo de fácil acesso, mas vender na internet não é para qualquer um. Então, se você deseja se especializar nesta área e bombar nas vendas online, prepara-se para estudar bastante.

Este é o único caminho possível para ter um e-commerce de sucesso: estudar! Eu mesmo, com anos de experiência, nunca parei de buscar novos conhecimentos sobre esse assunto. Afinal, quando estamos conectados, as novidades surgem na velocidade da luz. Todos os dias recebemos inúmeros updates e quem não acompanha, perde cliente.

Bom, mas vamos começar do zero e apontar os passos iniciais que irão te preparar para ser um bom vendedor na internet.

A primeira verdade que você precisa assimilar é que: vendedores online existem aos montes. Então, neste mercado tão concorrido, você precisa desenvolver características que irão te destacar. Mas isso é um passo para o futuro, para iniciar, vamos aprender o básico.

Lição número um: estude métricas de análise de dados. É a partir do estudo de gráficos, números e informações que você vai entender o comportamento de seus clientes e quem são eles. As vendas na internet exigem conhecimento profundo sobre o público, só assim os vendedores conseguem criar campanhas eficazes.

Lição número dois: estipule estratégias de vendas inteligentes. Comece com o pé no chão, disponibilize apenas o capital que você tem condições de bancar, pois é preciso entender que nem sempre iniciamos com altos lucros e arriscar grandes quantias de dinheiro logo no começo é muito arriscado.

Lição número três: mantenha uma boa taxa de conversão. Esse deve ser seu objetivo como vendedor. Na internet, as metas não funcionam como em lojas físicas, você não almeja vender 20 ou 30 pares de sapato por semana, você almeja alcançar 800 pessoas por dia, por exemplo.

Por isso, a taxa de conversão é o termômetro para saber se seu e-commerce está indo bem ou não. Essa taxa é o resultado do cálculo entre o número de visitantes da sua loja online em um período de tempo e as vendas realizadas. Deve-se dividir o número de conversões pelo número de visitas e multiplicar o resultado por 100, assim, você terá dados concretos de quantas pessoas chegam até o seu produto e estão comprando e quantas estão apenas “dando uma olhadinha”.

Lição número quatro: invista em conteúdo interessante. Para que os clientes tenham vontade de comprar de você, antes de mais nada, eles precisam saber de sua existência. Logo, é muito importante fazer campanhas com conteúdos emocionantes, atrativos, que gerem necessidade e agreguem informação.

Dominando essas quatro lições, é muito mais fácil entrar de cabeça no mundo das vendas online. Então, a resposta para a pergunta que te trouxe até aqui é: você estará pronto para ser um vendedor online quando compreender, no mínimo, o que são métricas, como montar uma estratégia de vendas, qual é o seu público e como conquistá-lo.

Parece muita coisa e realmente é. No entanto, ingressar neste mercado já com essa bagagem teórica irá te poupar de muitas dores de cabeça na hora de colocar tudo em prática e ainda vai te gerar o tão sonhado lucro.



Sobre o autor:

Artigo produzido em parceria com a E-commerce Rocket