Comportamento do consumidor na internet - Entenda e venda mais!

Como você vai vender mais se você nem entende o seu público? Por isso, hoje, eu vim falar sobre o comportamento do consumidor na internet e como conhecê-lo pode te ajudar a vender mais.

Como a forma de comprar mudou - foi das lojas físicas direto para os e-commerces - o comportamento do consumidor também se transformou. Adequar-se a essas alterações é o que pode garantir que você permaneça e ganhe força dentro do seu segmento.

Quais são os principais comportamentos do consumidor na internet?

Gosta de pesquisar

O principal comportamento do consumidor na internet é pesquisar. Hoje em dia, as pessoas têm muito mais acesso à informação de forma instantânea. Por isso, elas usam redes sociais e o Google antes, durante e após a compra.

Segundo dados divulgados pelo SPC Brasil em parceria com a CNDL em 2017, entre 60% e 70% dos consumidores online utilizam a internet para descobrir, pesquisar e localizar marcas, produtos, serviços e lojas online.

Além de pesquisas pelo preço, esse consumidor busca por atendimento personalizado e de qualidade. Por isso, forneça informações relevantes no seu site, responda rapidamente às solicitações, ofereça conteúdos em forma de vídeo e favoreça a pesquisa do usuário com um site totalmente responsivo e adaptado aos dispositivos móveis.

Não dê brechas para que ele abandone o seu site e siga para o do concorrente.

É influenciado pelo boca-a-boca

Além de disponibilizar conteúdos relevantes, seja honesto e preze sempre pela sinceridade. O seu cliente tem formas de checar se o que você está dizendo no seu site é verdadeiro ou não. Ele pode consultar sites de reclamações e até conversar com amigos e conhecidos que compraram na sua loja.

Portanto, a opinião das outras pessoas conta muito para o consumidor finalizar uma compra. Assim, atente-se aos comentários sobre o seu serviço e, caso receba alguma reclamação, busque entender o seu cliente, responda de forma cordial e sempre ofereça uma compensação.

Foge de propagandas

O consumidor é muito ativo no ato da compra pela internet, ele mesmo procura pelos produtos e serviços que deseja consumir. Por isso, muitos usuários encaram as propagandas excessivas como estratégias intrusivas e desnecessárias.

Por isso, o marketing atual busca criar estratégias mais inteligentes que realmente atraiam o cliente sem que ele se sinta desconfortável. Uma delas é usar as informações coletadas para oferecer produtos para quem realmente tem interesse em comprar.

Já outra prática que tem se tornado cada vez mais comum é o investimento em marketing de conteúdo, que consiste oferecer materiais relevantes para o usuário e não apenas ficar falando sobre o seu produto incansavelmente.

Compara preços

O que antes era uma tarefa chata e que tomava muito tempo, hoje, é facilitada pela internet. Pesquisas de comparação de preços estão entre as maiores buscas dos usuários no Google. Não é à toa que sites como Buscapé e Zoom se tornaram tão populares entre os brasileiros.

Embora preço não seja tudo, ele ainda é um fator determinante para muitos consumidores. Segundo dados divulgados pelo estudo “Neoconsumidor - decifra-me ou te devoro”, realizado em 11 países, 73% das pessoas já utilizaram a internet para fazer comparativo de preços.

Busca frete grátis e descontos

Como falamos no item anterior, o preço ainda é importante para nortear o comportamento do consumidor na internet. Por isso, frete grátis e descontos podem ser usados como estratégias irresistíveis para conquistar vendas tanto em lojas físicas quanto virtuais.

E, como é ainda mais fácil encontrar as promoções na internet, é sempre vantajoso oferecer esse tipo de benefício para os clientes e, assim, aumentar a competitividade. Essas promoções também ajudam fidelizar o consumidor e elevar o ticket médio gasto por cada cliente. É o famoso "compre uma unidade e ganhe desconto na segunda".

Não gosta de burocracia

Este consumidor é aquele que encontra muitas barreiras e desiste de comprar. Por isso, você precisa oferecer para o usuário facilidades que o encorajem a levar o produto do seu site. Não crie muitas etapas e processos demorados para a compra. Não exija informações que não são totalmente necessárias para venda. Hoje, o cliente busca agilidade e praticidade.

Quanto mais campos de preenchimento, mais você se distancia do seu consumidor. Além disso, o visual do seu site deve ser prático e totalmente intuitivo. Você precisa oferecer para o seu cliente a melhor experiência possível.

Mesmo porque até a velocidade em que seu site carrega pode influenciar o comportamento do consumidor na internet. Se o seu site é lento, é muito mais fácil o usuário desistir e ir para o site do concorrente.

Busca diferentes formas de pagamento

Além do preço, uma forma de atrair os clientes é oferecer diferentes formas de pagamento, já que esse é ainda um fator relevante para as pessoas. Assim, você pode oferecer condições de parcelamento imperdíveis e investir em formas de pagamento online, que agilizam ainda mais a compra.

Gosta de ser o primeiro a experimentar

Outro comportamento do consumidor na internet é querer ser o primeiro a experimentar determinado produto ou serviço. Ele quer se sentir exclusivo, moderno e que está usufruindo de algo novo no mercado. Os consumidores estão ligados nas tendências de mercado. Por isso, é importante estar sempre atualizado e buscar inovar dentro do seu setor para entregar novas experiências para os clientes.

Esses são alguns dos principais comportamentos dos usuários na internet. Entendendo-os melhor, você consegue traçar novas estratégias de venda e, assim, conquistar novos clientes. É importantíssimo saber com quem você está se comunicando e o que as pessoas estão buscando para oferecer soluções relevantes.



Sobre o autor:

Artigo produzido em parceria com a E-commerce Rocket